Mestrados

O mestrado (2.º ciclo) tem uma duração normal entre três e quatro semestres e confere entre 90-120 créditos ECTS. Este ciclo de estudos requer a frequência de unidades curriculares, a elaboração e defesa pública de uma tese original, ou a realização de um estágio ou de um projeto e a elaboração e defesa dos respetivos relatórios, no caso dos mestrados profissionalizantes ou que são orientados para o mercado de trabalho. 

Os cursos ministrados pela UCP e os graus que confere (licenciatura, mestrado e doutoramento) têm o mesmo valor e produzem os mesmos efeitos que os das Universidades estatais (Decreto-Lei n.º 128/90). Este sistema baseia-se em três níveis de ciclos de estudo e está estruturado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, que entrou em funcionamento a partir de 2006/07. Todos os cursos ministrados estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e devidamente registados junto da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).

A Faculdade de Medicina Dentária (FMD), da Universidade Católica Portuguesa, criada em 2019, desenvolve atividades em torno de três pilares: o Ensino, a Investigação Científica e a Responsabilidade Social. 

Na vertente do Ensino são lecionados o Mestrado Integrado em Medicina Dentária, a Licenciatura em Ciências Biomédicas e o Mestrado em Biomedicina Aplicada (ramos Computação e ramo Gestão).  

No âmbito da Investigação Científica, a FMD tem como missão a investigação com e para a comunidade, aliando metodologias laboratoriais e clínicas de vanguarda às mais recentes tecnologias digitais.  

No âmbito da Responsabilidade Social realiza, através da Clínica Dentária Universitária, consultas médico-dentárias e contribui para a melhoria da saúde das populações mais vulneráveis. 

Apoiada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), a FMD promove a investigação biomédica, clínica e de translação.