Doutoramentos

A produção de conhecimento original e a interdisciplinariedade são vetores estruturantes da educação doutoral da Universidade Católica Portuguesa.

Através da sua Escola de Doutoramento, a Católica Doctoral School (CADOS), a Universidade:

  • vela por uma orientação apropriada e responsável dos doutorandos;
  • cria oportunidades para o desenvolvimento de graus em ambiente internacional;
  • facilita o desenvolvimento profissional e a integração dos futuros doutores no mercado competitivo do conhecimento, providenciando cursos transversais de soft skills adequados a esta realidade.

Oferecendo mais de 20 cursos de doutoramento acreditados pela A3ES, distribuídos por 11 unidades académicas e totalizando cerca de 700 alunos, a Católica garante aos doutorandos um percurso com uma marca diferenciadora e de elevada qualidade. Cada curso tem uma estratégia própria, integrada na linha de desenvolvimento de cada unidade e em estreita articulação com as atividades dos 15 centros de investigação da UCP.

Fique a conhecer os Doutoramentos que cada unidade académica disponibiliza:

A Faculdade de Ciências Humanas está organizada em 5 áreas científicas - Ciências da Comunicação, Estudos de Cultura, Filosofia, Ciências Sociais e Psicologia - oferecendo um total de 6 licenciaturas, 9 mestrados (com um total de 16 variantes ou especializações anuais) e 5 doutoramentos. A esta variedade somam-se ainda uma Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (EPGFA), com várias dezenas de cursos de formato e duração variável, 2 institutos e 3 Centros de Estudo.

Visitar o website do Porto

Em 2023 foi criada a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem como unidade que sucede ao ICS.

Com uma larga experiência no ensino, ministramos cursos que são uma referência em Portugal, na preparação científica, técnica e Humana dos estudantes, através de um programa inovador para a obtenção do título profissional de Enfermeiro e ou Enfermeiro Especialista.

A Faculdade de Teologia assume como sua missão cultivar e promover, mediante a investigação científica e a docência superior, as ciências teológicas e afins; estudar a doutrina católica, haurida da Revelação divina, e expô-la ordenadamente, procurando, à luz da mesma Revelação, soluções para os problemas humanos.

Lecionação plurilocalizada em Lisboa, Braga e Porto.

O Instituto de Bioética (IB) foi criado pelo Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, em Julho de 2002, com o compromisso de alargar e adaptar o trabalho de investigação em Bioética aos novos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia.

O Instituto de Estudos Políticos visa ser um projecto estratégico de longo alcance e de longa duração. Numa época em que o conhecimento tende a ser a chave do desenvolvimento, este Instituto assume-se naturalmente como um projecto para o futuro que procura ser útil para Portugal e para o mundo lusófono.