Faculdades

17 Faculdades e Institutos e os seus Centros de Investigação constituem a estrutura académica da UCP. Através desta estrutura, a Universidade oferece excelência no ensino e na investigação.

A CATÓLICA-LISBON é hoje uma instituição de referência em Portugal, com uma reputação de excelência nos seus vários níveis de ensino: Licenciatura em Economia, Licenciatura em Gestão, Mestrados, MBA e Programas para Executivos.

A Escola de Enfermagem (Lisboa) é fundada na sequência da transmissão da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo para a UCP em 2006.

Visitar o website do Porto

Em 2023 foi criada a Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem como unidade que sucede ao ICS.

Com uma larga experiência no ensino, ministramos cursos que são uma referência em Portugal, na preparação científica, técnica e Humana dos estudantes, através de um programa inovador para a obtenção do título profissional de Enfermeiro e ou Enfermeiro Especialista.

A Faculdade de Ciências Humanas está organizada em 5 áreas científicas - Ciências da Comunicação, Estudos de Cultura, Filosofia, Ciências Sociais e Psicologia - oferecendo um total de 6 licenciaturas, 9 mestrados (com um total de 16 variantes ou especializações anuais) e 5 doutoramentos. A esta variedade somam-se ainda uma Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (EPGFA), com várias dezenas de cursos de formato e duração variável, 2 institutos e 3 Centros de Estudo.

A Faculdade de Medicina é a mais recente unidade académica da Universidade Católica Portuguesa, criada em 2018.
Irá contribuir para a inovação da medicina em Portugal, através dos três pilares base: ensino, investigação e clínica. A Faculdade de Medicina visa formar profissionais de excelência, com elevado sentido ético e de responsabilidade social, capazes de contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde, inspirados pela missão de trabalhar para o bem comum.

A Faculdade de Teologia assume como sua missão cultivar e promover, mediante a investigação científica e a docência superior, as ciências teológicas e afins; estudar a doutrina católica, haurida da Revelação divina, e expô-la ordenadamente, procurando, à luz da mesma Revelação, soluções para os problemas humanos.

Lecionação plurilocalizada em Lisboa, Braga e Porto.

O Instituto de Bioética (IB) foi criado pelo Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, em Julho de 2002, com o compromisso de alargar e adaptar o trabalho de investigação em Bioética aos novos desenvolvimentos da ciência e da tecnologia.

O Instituto de Estudos Políticos visa ser um projecto estratégico de longo alcance e de longa duração. Numa época em que o conhecimento tende a ser a chave do desenvolvimento, este Instituto assume-se naturalmente como um projecto para o futuro que procura ser útil para Portugal e para o mundo lusófono.

O Instituto Superior de Direito Canónico, pertencente à rede de universidades e faculdades eclesiásticas - na Europa mais de centena e meia de instituições de ensino superior - e à comunidade das quarenta e duas instituições universitárias de ensino do Direito Canónico, foi erigido canonicamente pela Santa Sé em 2004 como instituto ad instar facultatis, sucedendo ao centro de estudos canonísticos fundado em 1986 na Universidade Católica Portuguesa.