Licenciaturas

A licenciatura (1.º ciclo) tem uma duração normal de seis a oito semestres e confere entre 180-240 créditos ECTS. Este ciclo de estudos fornece aos estudantes conhecimentos de base nas áreas científicas do curso e competências importantes para a sua empregabilidade imediata ou para o prosseguimento de estudos ao nível de mestrado (2.º ciclo).

Os cursos ministrados pela UCP e os graus que confere (licenciatura, mestrado e doutoramento) têm o mesmo valor e produzem os mesmos efeitos que os das Universidades estatais (Decreto-Lei n.º 128/90). Este sistema baseia-se em três níveis de ciclos de estudo e está estruturado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, que entrou em funcionamento a partir de 2006/07. Todos os cursos ministrados estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e devidamente registados junto da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).

A CATÓLICA-LISBON é hoje uma instituição de referência em Portugal, com uma reputação de excelência nos seus vários níveis de ensino: Licenciatura em Economia, Licenciatura em Gestão, Mestrados, MBA e Programas para Executivos.

A Escola de Enfermagem (Lisboa) é fundada na sequência da transmissão da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo para a UCP em 2006.

A Faculdade de Ciências Humanas está organizada em 5 áreas científicas - Ciências da Comunicação, Estudos de Cultura, Filosofia, Ciências Sociais e Psicologia - oferecendo um total de 6 licenciaturas, 9 mestrados (com um total de 16 variantes ou especializações anuais) e 5 doutoramentos. A esta variedade somam-se ainda uma Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (EPGFA), com várias dezenas de cursos de formato e duração variável, 2 institutos e 3 Centros de Estudo.

Em janeiro de 2015 nasce a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, fruto da fusão de duas faculdades do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Filosofia e Faculdade de Ciências Sociais). Atualmente a faculdade disponibiliza 7 licenciaturas, 9 mestrados e 3 doutoramentos.

A Faculdade de Medicina é a mais recente unidade académica da Universidade Católica Portuguesa, criada em 2018.
Irá contribuir para a inovação da medicina em Portugal, através dos três pilares base: ensino, investigação e clínica. A Faculdade de Medicina visa formar profissionais de excelência, com elevado sentido ético e de responsabilidade social, capazes de contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde, inspirados pela missão de trabalhar para o bem comum.

A Faculdade de Medicina Dentária (FMD), da Universidade Católica Portuguesa, criada em 2019, desenvolve atividades em torno de três pilares: o Ensino, a Investigação Científica e a Responsabilidade Social. 

Na vertente do Ensino são lecionados o Mestrado Integrado em Medicina Dentária, a Licenciatura em Ciências Biomédicas e o Mestrado em Biomedicina Aplicada (ramos Computação e ramo Gestão).  

No âmbito da Investigação Científica, a FMD tem como missão a investigação com e para a comunidade, aliando metodologias laboratoriais e clínicas de vanguarda às mais recentes tecnologias digitais.  

No âmbito da Responsabilidade Social realiza, através da Clínica Dentária Universitária, consultas médico-dentárias e contribui para a melhoria da saúde das populações mais vulneráveis. 

Apoiada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), a FMD promove a investigação biomédica, clínica e de translação.

A Faculdade de Teologia assume como sua missão cultivar e promover, mediante a investigação científica e a docência superior, as ciências teológicas e afins; estudar a doutrina católica, haurida da Revelação divina, e expô-la ordenadamente, procurando, à luz da mesma Revelação, soluções para os problemas humanos.

Lecionação plurilocalizada em Lisboa, Braga e Porto.

O Instituto de Estudos Políticos visa ser um projecto estratégico de longo alcance e de longa duração. Numa época em que o conhecimento tende a ser a chave do desenvolvimento, este Instituto assume-se naturalmente como um projecto para o futuro que procura ser útil para Portugal e para o mundo lusófono.

O Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde tem como missão preparar profissionais de excelência com competências para integrar ou criar organizações (empresariais, públicas ou do terceiro setor) e promover a investigação e o consequente desenvolvimento científico, desenvolvendo ainda as colaborações com outras unidades da Universidade Católica. No âmbito do Departamento são ministradas a licenciatura em Gestão, os Mestrados em Gestão e Serviço Social, Mestrados em Ciências da Educação (em colaboração com a Faculdade de Educação e Psicologia do pólo do Porto) e ainda várias Pós-Graduações nas áreas da Gestão e das Ciências Sociais e também Formação Avançada.