Licenciaturas

A licenciatura (1.º ciclo) tem uma duração normal de seis a oito semestres e confere entre 180-240 créditos ECTS. Este ciclo de estudos fornece aos estudantes conhecimentos de base nas áreas científicas do curso e competências importantes para a sua empregabilidade imediata ou para o prosseguimento de estudos ao nível de mestrado (2.º ciclo).

Os cursos ministrados pela UCP e os graus que confere (licenciatura, mestrado e doutoramento) têm o mesmo valor e produzem os mesmos efeitos que os das Universidades estatais (Decreto-Lei n.º 128/90). Este sistema baseia-se em três níveis de ciclos de estudo e está estruturado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, que entrou em funcionamento a partir de 2006/07. Todos os cursos ministrados estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e devidamente registados junto da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).

A Escola Superior de Biotecnologia foi fundada em 1984, há mais de 30 anos. Na ESB desenvolvem-se múltiplas atividades universitárias, com ênfase no Ensino Superior (Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Pós-graduações), na Investigação e Desenvolvimento (projetos de índole fundamental e aplicada), e na Extensão aos setores secundário e terciário (prestação de serviços, e formação contínua).

A Escola das Artes do Porto é direcionada a todos aqueles que se interessem pelo património artístico e cultural antigo e contemporâneo, por uma formação diversificada teórico-prática, que tenham espírito curioso e aberto à investigação e gosto pela resolução de problemas.

A Escola de Enfermagem (Lisboa) é fundada na sequência da transmissão da Escola Superior de Enfermagem de São Vicente de Paulo para a UCP em 2006.

Em 2006 foi criada, no âmbito do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa, a Escola Superior Politécnica de Saúde que integrou a Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição (em funcionamento desde 1935) que passou a constituir a Unidade de Ensino de Enfermagem do Porto da Universidade Católica.

Em 30 de Setembro de 2015 o Conselho Superior da Universidade aprovou a alteração da designação da Escola Superior Politécnica de Saúde para Escola de Enfermagem (Porto).

A Faculdade de Medicina é a mais recente unidade académica da Universidade Católica Portuguesa, criada em 2018.
Irá contribuir para a inovação da medicina em Portugal, através dos três pilares base: ensino, investigação e clínica. A Faculdade de Medicina visa formar profissionais de excelência, com elevado sentido ético e de responsabilidade social, capazes de contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde, inspirados pela missão de trabalhar para o bem comum.

A Faculdade de Medicina Dentária (FMD), da Universidade Católica Portuguesa, criada em 2019, desenvolve atividades em torno de três pilares: o Ensino, a Investigação Científica e a Responsabilidade Social. 

Na vertente do Ensino são lecionados o Mestrado Integrado em Medicina Dentária, a Licenciatura em Ciências Biomédicas e o Mestrado em Biomedicina Aplicada (ramos Computação e ramo Gestão).  

No âmbito da Investigação Científica, a FMD tem como missão a investigação com e para a comunidade, aliando metodologias laboratoriais e clínicas de vanguarda às mais recentes tecnologias digitais.  

No âmbito da Responsabilidade Social realiza, através da Clínica Dentária Universitária, consultas médico-dentárias e contribui para a melhoria da saúde das populações mais vulneráveis. 

Apoiada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), a FMD promove a investigação biomédica, clínica e de translação.