Doutoramentos

O 3.º ciclo de estudos, que conduz ao grau de doutor, segue dois modelos: 

  • O modelo tradicional "tutorial", de investigação sob orientação direta e individual de um ou, por vezes, dois professores ou investigadores, em ordem à apresentação e defesa de uma tese. A sua duração é de pelo menos quatro semestres;
  • O novo modelo, introduzido a partir de 2003/04, em que a investigação é antecedida por uma parte curricular: o curso de doutoramento. Estes doutoramentos com curso têm uma duração normal compreendida entre os seis e os oito semestres e conferem entre 180-240 créditos ECTS.

A Escola Superior de Biotecnologia foi fundada em 1984, há mais de 30 anos. Na ESB desenvolvem-se múltiplas atividades universitárias, com ênfase no Ensino Superior (Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Pós-graduações), na Investigação e Desenvolvimento (projetos de índole fundamental e aplicada), e na Extensão aos setores secundário e terciário (prestação de serviços, e formação contínua).

O Instituto de Ciências da Saúde foi criado na Universidade Católica Portuguesa em 2004 com o objetivo de enquadrar num projeto único, nacional, todos os programas já existentes no domínio das Ciências da Saúde, e promover o seu desenvolvimento. o ICS tem vindo a consolidar formações diversas para os diferentes profissionais desenvolvendo, simultaneamente, atividades de investigação científica que têm enriquecido o acervo de uma cultura própria dos cuidados centrados na pessoa que sofre.

Coerente com a sua Missão, o Instituto de Ciências da Saúde - Porto desenvolve a sua atividade em três eixos fundamentais: o Ensino, oferecendo todos os ciclos de ensino, a Investigação Científica, coordenada pelo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde também com três núcleos regionais e a Prestação de Serviços, com a Clínica Universitária de Medicina Dentária, em Viseu, e o Centro de Enfermagem da Católica, no Porto desde 2007 e em Lisboa, desde 2013.