O CECC foi criado em 2007 enquanto centro interdisciplinar nas Humanidades, respondendo aos desafios criados pela globalização e pela mudança de panorama nos media, assim como pela crescente consciencialiação relativamente ao papel da cultura no moldar do século XXI.

A missão do CECC é o estudo da cultura, literatura, arte e comunicação enquanto geradores/motivadores de mudanças societais, assim como a promoção de formação avançada em investigação nas humanidades, com um foco no desenvolvimento de investigação inovadora, interdisciplinar e com base nos desafios apresentados.

Os objectos de estudo do CECC são textos, no sentido semiótico amplo do termo, desde a literatura e as artes visuais e performativas, até às notícias, publicações em redes sociais ou tweets. A investigação no CECC debruça-se sobre técnicas discursivas antigas e emergentes, motivada pelo objectivo de fundamentar as estratégias através das quais o significado é construído, onde o virtual se encontra com o físico e redesenha assim a própria ideia do humano. As alterações nas práticas da comunicação, geradas pelas tecnologias digitais e pelos novos media, bem como as provações pelas quais tem vindo a passar a interacção cultural na sequência do aumento da mobilidade humana propiciada pela oportunidade, necessidade ou conflito, estão a redesenhar as dinâmicas culturais de hoje.

Com o objectivo de deslindar esta mudança e o seu impacto na abrangente circulação de energias intelectuais pelo mundo durante a modernidade tardia, o CECC estrutura a sua investigação de acordo com duas linhas que revelam as dinâmicas conceptuais complementares do trabalho académico do Centro. Sob a perspectiva de “Ciber Humanidade”, o CECC estuda o impacto da mudança tecnológica e digital no desenvolvimento cultural, bem como o papel central dos media na construção de narrativas culturais. Sob uma segunda perspectiva complementar, o CECC estuda “Culturas Globais” na sua diversidade tanto enquanto matéria de conflito como de pertença.

Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) CECC Research Centre Logo Memória, Mudança, Empreendedorismo e Inovação Saber mais 1.02