Estratégia e Princípios

Princípios orientadores

A CRIAR FUTURO NO PRESENTE

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma Universidade vocacionada para a Investigação e caracterizada por uma visão humanista, empenhada em contribuir para o conhecimento e o bem-estar da sociedade. É uma Universidade Nacional com 4 polos regionais (Lisboa, Porto, Braga e Viseu), com fortes laços intersectoriais com as regiões envolventes, de acordo com uma estratégia de desenvolvimento coerente. Para além do compromisso com a investigação fundamental, a UCP é também reconhecida pelo impacto social da sua agenda de Investigação e pela sua contribuição para a formulação de políticas, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. No âmbito da Estratégia de Investigação UCP2021-2025, a UCP pretende fomentar investigação interdisciplinar e transversal. Por isso, vem preferencialmente a desenvolver trabalho de ligação entre disciplinas de forma a abordar desafios sociais complexos.

A UCP está empenhada em fomentar um ambiente de investigação motivador e produtivo, ancorado na diversidade e igualdade. A Católica está, de igual modo, empenhada em oferecer amplas oportunidades que envolvam todos os Docentes e Investigadores, independentemente da sua nacionalidade, etnia, classe ou género. Nos últimos mais de 50 anos, a Católica tem trabalhado no sentido de promover investigação relevante e de valor em diferentes domínios e disciplinas, estabelecendo-se na vanguarda do progresso científico e tecnológico e procurando consolidar uma comunidade académica com base nos princípios da verdade e do respeito pela dignidade e diversidade humana. Através das suas atividades de Investigação e formação superior, a UCP produz conhecimento e profissionais qualificados que são capazes de interagir e responder aos desafios multifacetados do nosso mundo global.