How to apply for admission (Only in Portuguese)

O concurso aos cursos da Católica é local.

Os estudantes têm de apresentar a candidatura presencialmente na Universidade, onde decorre todo o processo. A opção "Universidade Católica Portuguesa" não está incluída no concurso nacional. A candidatura pode ser feita na própria universidade ou online dentro dos prazos indicados no calendário.

Caso não seja admitido(a), o valor da taxa de candidatura não é reembolsado.

Candidatura Online. Escolha o Centro Regional:

Lisboa - 1º Ciclo Porto - 1º, 2º e 3º Ciclo

Braga - 1º Ciclo

Viseu - 1º Ciclo

Documentos necessários para completar a candidatura:

• Boletim de candidatura (para os cursos do Centro Regional do Porto), em papel ou online, devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão;
  • Fotocópia do cartão de contribuinte;
  • 1 Fotografia;
  • Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário). A ficha é obtida no estabelecimento de ensino secundário, onde o aluno prestou as últimas provas e deve ser entregue na Universidade dentro dos prazos indicados no calendário.

A partir do início da candidatura, os impressos e instruções relativas ao procedimento a seguir estão à disposição dos candidatos nas secretarias da UCP.

Nota: Candidatos titulares de cursos secundários estrangeiros ou que pretendam candidatar-se ao abrigo das quotas especiais deverão informar-se junto dos Serviços Escolares sobre o procedimento a seguir e a documentação necessária.

Quotas Especiais

A UCP reserva, nos seus cursos, vagas supranumerárias destinadas aos candidatos que reúnam as condições de admissão e sejam:

a) Filhos de colaboradores permanentes da UCP (em regime de tempo integral):

b) Filhos ou netos de insignes benfeitores* da Universidade;

c) Portadores de deficiência física ou sensorial;

d) Praticantes desportivos de alto rendimento nos termos previstos no Decreto-Lei nº 272/2009, de 1 de outubro.

(*Deve entender-se por "insignes benfeitores" apenas aqueles que tenham reconhecidamente contribuído, de forma vultosa, para o desenvolvimento da Universidade)

Os candidatos que desejem concorrer às quotas especiais deverão declará-lo no ato de candidatura, comprovando as respetivas condições.

Caso o número de candidatos aprovados seja superior ao número previsto de vagas, os excedentários ficam automaticamente integrados na graduação geral, em igualdade com os demais candidatos.

Fases do Concurso

As fases do concurso são duas ou três consoante os cursos. Podem-se candidatar à 1.ª fase da UCP os candidatos que fizeram exame na 1.ª ou na 2.ª fase.

1.ª Fase
Na 1.ª fase de candidaturas são seriados todos os candidatos que preenchem as condições de acesso.

2.ª Fase
Na 2.ª fase de candidaturas serão seriados em conjunto e em igualdade de circunstâncias:

• Candidatos que só tenham vindo a reunir as condições de admissão depois de fechada a 1.ª fase de candidaturas;
  • Candidatos que tenham sido excluídos na 1.ª fase de candidatura por a sua nota de candidatura não ter atingido o valor mínimo fixado para admissão nessa fase;
  • Novos Candidatos.

3.ª Fase
A 3.ª fase é para as vagas sobrantes (Nota: Esta fase pode não abrir em todas as unidades).