Página Inicial
|  english   |   mapa do site   |   avisos legais   |   

UCP de A a Z | Cursos | Investigação | Bibliotecas
Universidade Católica Portuguesa Página Inicial
AlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Acontece na UCP Página Inicial Voltar Adicionar aos Favoritos Imprimir

Construir a Cultura do Encontro - Dia Nacional da UCP


O Dia Nacional da UCP celebrou-se, como habitualmente, no primeiro domingo de fevereiro, dia 5, este ano sob o lema "Construir a Cultura do Encontro".

O programa do Dia da UCP foi marcado por uma Mensagem alusiva ao seu lema, em que a Reitora reforça: "A Universidade Católica Portuguesa coloca-se ao serviço de uma cultura do encontro porque se pretende uma Universidade sem muros, uma Universidade que se autorrepresenta como um laboratório de diálogos e de esperança (...)".

A Sessão Solene realizou-se no dia 3 de fevereiro. No seu discurso a Reitora referiu que os 50 anos da universidade "terão um carácter naturalmente celebratório, mas também avaliativo", porque "visão de transformação da universidade e o abraçar do futuro e dos seus riscos só poderão fazer-se com um diagnóstico robusto". Referiu ainda o crescimento da UCP "Apesar de se mover num contexto adverso, no que ao financiamento da investigação e da prestação de serviços diz respeito, fruto da crise quase endémica da nossa economia, mas também das limitações de financiamento público, a UCP, sem apoio estatal à sua operação, cresceu. Cresceu na captação de alunos - cerca de 5% no primeiro e segundo ciclo - com assinalável desenvolvimento ao nível de estudantes internacionais. Neste campo destacam-se sobretudo os cursos de segundo ciclo leccionados em inglês, em particular gestão, estudos de cultura e ciência política, com uma variação global de 21% relativamente a 2015. Mas cresceu também no acesso a financiamento competitivo de investigação com aumento de 22%, com destaque para a área de bio-tecnologia e agro-alimentar. Assinala-se também o crescimento do financiamento de investigação nas áreas de gestão e economia e bem assim o desenvolvimento da investigação em saúde apoiado por investimento público da FCT e privado da Bial",

No programa deste dia destacou-se também a Oração de Sapiência "A Importância e o Desafio de Construirmos uma Economia Centrada nas Pessoas", proferida pelo Prof. Doutor Filipe Manuel Simões dos Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, a imposição das insígnias e a entrega das cartas doutorais aos doutores de 2016, a entrega de medalhas de prata aos colaboradores que completam 25 anos na UCP, bem como a entrega e atribuição do título de Benemérito da UCP, às seguintes personalidades: Sr. Alexandre Soares dos Santos, Engº. António Pinheiro Torres; Eng.º Joaquim Silva Torres (a título póstumo).

DISCURSO DA SENHORA REITORA |  ORAÇÃO DE SAPIÊNCIA |

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA      

   
 



 
 
   
   
   


  

 

 

 

                                                     


Topo
Logotipo Acessibilidades
Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu