logo
 > mapa do site   > contactos 
Direcção de Sistemas de Informação
DSI
Equipa
Serviços
Links Úteis
Aplicações
Webmail
LDAP
E-Serviços ao Cidadão Académico
Moodle
Esperanto
Listas de Distribuição
Acesso Rede Wireless
Campus Virtual
Certificados
Help Desk
Contactos
Esperanto 

A Direcção de Sistemas de Informação disponibiliza um sistema de gestão de pedidos chamado Esperanto. Este serviço tem como principal finalidade uma melhor gestão e organização das solicitações efectuados ao serviço, mantendo um registo de todos os eventos ocorridos com cada um dos pedidos.

Todos podem registar pedidos no Esperanto, deixando de ser necessário o envio de E-mail para o HelpDesk. É também possível a consulta do estado dos pedidos, assim como efectuar pedidos fora do horário de atendimento.

O Esperanto encontra-se no endereço http://www.ucp.pt/esperanto, para entrar deverá utilizar as mesmas credenciais (utilizador e password) que utiliza para consultar o correio electrónico.

Todos os pedidos realizados à DSI, quer seja por E-mail, por telefone, pessoalmente ou por qualquer outra via, são registados no Esperanto, podendo depois ser o seu estado consultado pelo requerente.

 
Porquê o nome "Esperanto"? 

O Esperanto é uma língua criada pelo médico poliglota lituano Luís Lázaro Zamenhof, em 1887, a partir das línguas europeias mais faladas internacionalmente.

A língua desenvolveu-se depois de modo natural, sendo hoje apoiada pela UNESCO.

O Esperanto possui um sistema gramatical muito fácil, tendo sido planeado para servir de veículo de relação de amizade e cooperação entre os povos. O esperanto é uma língua completamente neutral, não servindo os propósitos exclusivos de qualquer grupo político, religioso ou outro. Não sendo de ninguém, é de toda a Humanidade. Trata-se de uma língua muito mais fácil de aprender que qualquer outra. Hoje existem milhares de livros escritos em esperanto, traduzidos e originais, onde se destacam obras conhecidas como "A Bíblia", "O Corão", "Hamlet", "Tintim" e "Asterix", para dar apenas alguns exemplos. Uma busca na internet através da palavra "Esperanto" dará uma ideia da vivacidade desta língua que tem alguns milhões de apoiantes, uns falantes outros não, a nível mundial.

Em sentido lato, Esperanto significa desejo de comunicação e entreajuda, e é neste sentido que usamos este nome na nossa aplicação.

(informação gentilmente cedida por João José Santos, representante da
Liga Internacional de Professores de Esperanto, ILEI, em Portugal, 2007)

 
Manual de utilização do Esperanto
Esperanto
topo
 > Lisboa   > Porto   > Braga   > Viseu 
 > avisos legais   > homepage 
e-U Campus Virtual