Lisboa - Candidatura a Licenciaturas e Mestrados Integrados
Portal UCP Portal UCP Portal UCP

Como custear o curso

O que deve saber para poder fazer o cálculo da sua propina:

Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos 2017/2018

A duração dos cursos da UCP organizados segundo o modelo decorrente do Processo de Bolonha mede-se em créditos ECTS*: 1 semestre letivo = 30 ECTS;

Na Católica o crédito é utilizado como base para o cálculo da propina do aluno, que pagará de acordo com o número de ECTS correspondentes às unidades curriculares (disciplinas) em que se inscreve no semestre (em princípio 60 ECTS por ano se seguir o plano de estudos normal);

* Os créditos ECTS são unidades de medida de um sistema comum europeu (European Credit Transfer and Accumulation System) que traduz o trabalho realizado e as competências adquiridas pelos estudantes (aulas, trabalho pessoal, tutorias, trabalhos de grupo, etc.)

Embora a Universidade seja uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, os seus cursos não beneficiam de financiamento estatal.
A Universidade tem assim que tomar como referência, para fixar as propinas, os custos reais, que variam conforme as necessidades de equipamentos, instalações e laboratórios.
No entanto, procura sempre aliviar o esforço pedido aos estudantes e às suas famílias. É nesse sentido que:

  • Existem bolsas de mérito e prémios monetários, em geral de valor correspondente às propinas, para recompensar os estudantes que obtêm melhores resultados;
  • As refeições nas cantinas são a preço subsidiado;
  • São concedidos benefícios a famílias com mais de um filho a frequentar a UCP.

O Gabinete de Apoio ao Aluno - GApA  permite o apoio e acompanhamento aos estudantes, ao nível social e económico, psicoeducacional e na inserção no mundo do trabalho.

Os alunos da Católica candidatos ao concurso de Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) têm assegurado todo o processo de análise das suas candidaturas. O GApA, em articulação com a DGES, orienta e apoia desde o início os alunos na concretização da sua candidatura sempre de acordo com as diretivas e normas previamente decididas pelo Ministério da Educação e Ciência.

Existe um Fundo de Apoio da UCP destinado aos alunos que, no decorrer do seu percurso académico, revelem dificuldades socioeconómicas e familiares que impossibilitem o normal prosseguimento dos estudos.

 

 

 


Tabela de Propinas, Taxas e Emolumentos 2017/2018

Como calcular o valor das propinas:

Propina Semestral =
valor de 1 crédito ECTS
x
nº de créditos ECTS em que o aluno se inscreve no semestre (sendo o mínimo sempre 10 ECTS)
x
5 meses*

Esta propina é paga em 5 mensalidades por semestre.

O valor de 1 crédito ECTS varia consoante o curso.

*Para o curso de Enfermagem deve consultar o site do Instituto de Ciências da Saúde (Propinas e Bolsas de Mérito)


 


 

 
Topo
Logotipo Acessibilidades Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
ucp_facebook Universia universia.pt e-U Campus Virtual