Candidatura a Licenciaturas e Mestrados Integrados
Portal UCP Portal UCP Portal UCP

Como custear o curso

Embora a Universidade seja uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, os seus cursos não beneficiam de financiamento estatal.
A Universidade tem assim que tomar como referência, para fixar as propinas, os custos reais, que variam conforme as necessidades de equipamentos, instalações e laboratórios.
No entanto, procura sempre aliviar o esforço pedido aos estudantes e às suas famílias. É nesse sentido que:

  • Existem bolsas de mérito e prémios monetários, em geral de valor correspondente às propinas, para recompensar os estudantes que obtêm melhores resultados;
  • As refeições nas cantinas são a preço subsidiado;
  • São concedidos benefícios a famílias com mais de um filho a frequentar a UCP.

O que deve saber para poder fazer o cálculo da sua propina:

Tabela de Taxas e Propinas 2017|18

A duração dos cursos da UCP organizados segundo o modelo decorrente do Processo de Bolonha mede-se em créditos ECTS*: 1 semestre letivo = 30 ECTS;

Na UCP o crédito é utilizado como base para o cálculo da propina do aluno, que pagará de acordo com o número de ECTS correspondentes às unidades curriculares (disciplinas) em que se inscreve no semestre (em princípio 60 ECTS por ano se seguir o plano de estudos normal);

* Os créditos ECTS são unidades de medida de um sistema comum europeu (European Credit Transfer and Accumulation System) que traduz o trabalho realizado e as competências adquiridas pelos estudantes (aulas, trabalho pessoal, tutorias, trabalhos de grupo, etc.)

Apoio Social

Na CATÓLICA há Serviços de Ação Social que garantem o apoio e acompanhamento dos estudantes, ao nível social e económico, psico-educacional e na inserção no mundo do trabalho. Estes serviços estão articulados com a Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) na gestão do processo de análise das candidaturas a Bolsas Sociais cuja decisão é da comptência da DGES.

Existe ainda o Fundo de Apoio Social da CATÓLICA destinado a alunos que, no decorrer do seu percurso académico, revelem dificuldades socioeconómicas e familiares que impossibilitem o normal prosseguimento dos estudos.

É importante que os candidatos se informem, junto dos serviços ou gabinetes de apoio aos alunos existentes em cada pólo, sobre as condições concretas das diversas formas de apoio.

 


Tabela de Taxas e Propinas 2017/18 


Como calcular o valor das propinas:
Propina Semestral
=

valor de 1 crédito ECTS
 x
nº de créditos ECTS em que o aluno se inscreve no semestre
 (sendo o mínimo sempre 10 ECTS)
x
5 meses*

Esta propina é paga em 5 mensalidades por semestre.

O valor de um crédito ECTS varia consoante o curso.

* Para o curso de Enfermagem consulte os respetivos sites:
Lisboa | Porto

 
Topo
Logotipo Acessibilidades Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
ucp_facebook Universia universia.pt e-U Campus Virtual